terça-feira, 3 de março de 2015

História da iluminação



A história da iluminação no âmbito teatral começa pela Grécia antiga, onde utilizavam escudos para refletir a luz natural, ou até mesmo a própria luz do pôr do sol, passando para Itália onde usavam-se luminárias para projetar a luz no palco, e futuramente as luzes coloridas que eram geradas por luminárias postadas atrás de frascos com líquidos coloridos. Nos tempos modernos a luz já era gerada através da queima de gases, até o descobrimento da luz elétrica, o que revolucionou novamente a iluminação cênica.
Desde o início dos tempos a luz tem sido como complemento da arte do teatro, e não um simples acessório para permitir que se veja os atores, o palco, o cenário. A luz tem a função de dar cor, emoção, vida para os espetáculos, sendo parte importante para a maioria dos tipos de teatro que temos.

                      http://luztecnologiaearte.weebly.com/viacutedeos.html



Tipos de refletores usados na iluminação cênica

Os refletores usados no auditório do IFRN Campus Natal-Central(e em outros teatros) são três tipos: Refletores PAR (Parabolic Aluminised Reflector), Refletores popularmente conhecidos como PC (plano-convexo) e Setlights.
Os refletores Par possuem um foco pouco definido com distorção nas bordas. São utilizados como luz geral e contraluz (azul e vermelho).
Os Refletores Plano-Convexo tem foco bem definido e sem distorções. São utilizadas como luz de foco.
Os Set lights não possuem lente e são utilizados para iluminar grandes áreas. No auditório estão dispostos em dois locais. Nos cantos inferiores e superiores, virados para a plateia e para o palco.


Linha de estética escolhida para a iluminação e diálogo com o cenário e figurino


Foi escolhida a linha realista. Dando destaque as cores principais da companhia, que são azul e vermelho e a combinação dessas duas cores gerando novos tons.
A principio, o diálogo do figurino e cenário com a iluminação está sendo estudado para que a combinação de cores não seja falha. Como a peça se passa em um cenário de máfia e aparentemente bem retrógrado, os tons são todos escuros, tanto de cenário quanto figurino, tendo a luz o papel e complementar essas tonalidades e não as expor exageradamente ao público.